Número total de visualizações de páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

Cronica 15 "Desafio Total"

Com 15 meses tudo é uma empolgante aventura!
A pequenicas delira com aquilo que já consegue fazer sozinha e está constantemente a desafiar a nossa autoridade com ar trocista!
A linguagem é um das mais saboreadas conquistas, vê-se o ar de satisfação e de vitória que faz cada vez que entendemos aquilo que quer, fica mesmo orgulhosa de si própria!
Lhalá (agua) e bábá(bola) é que não tenta corrigir, acha que estão muito bem como estão, apesar de nós repetirmos vezes e vezes sem conta as formas correctas.
De resto tenta dizer o melhor possivel aquilo que pretende, seguem alguns exemplos:
Uxinhe (ursinho)
Pêxine (peixinho)
Can (cão)
Gáaa (gato)
laxa (bolacha, em estilo minimalista)
pan (pão)
Mi e ma (minha e meu)
Dá Dá Dá (da-me já essa porra que eu já me estou a passar!!!)
Nan Nan Na (não quero, parem já com isso, caramba que piada é que isso tem?'? Xiça que esta gente não sabe brincar!!!)
Mâ (mais)
Menim (maminha, normalmente seguido de uma boca de tubarão que se atira impiedosa à pobre glândula mamária assustada)
Mamã
Papá (que é papá, sapato e papa)

Maior desgosto dos avós, ainda não diz nem avó, nem avô e eu acho que é mesmo para os chatear, porque sempre que eles tentam que ela diga, ela ri-se com ar de safada e fica caladinha como um rato sabido!

Dança, rodopia e tenta imitar as coreografias que vê na T.V. (ama a Xana Toc Toc e os maricas dos Caricas) e obriga-me a ver e a dançar com ela.

Se nos bonecos algum chora, ela chora também e quando tudo fica bem no final ela suspira feliz e diz:
-Já esta!

Quando faz cocó, mete logo o resguardo em cima da cama e tira logo toalhetes para fora, a preparar tudo, mas depois não quer mudar a fralda à mesma!!!

Tenta vestir-se ou calçar-se, como não consegue irrita-se e manda com a roupa ou os sapatos de cangalhas!!

Tenta clicar no rato do computador quando terminam os bonecos no youtube, porque sabe que eu quando clico ali a magia acontece!

Esconde-se e adora brincar às escondidas!

Mete objectos encostadas à boca, a olhar para mim com um ar desafiador, porque sabe que não pode meter na boca e se eu a repreendo, dá um beijinho no objecto para disfarçar!

É tudo dela:
Pega nas coisas e diz Ma ou Mi e foge se lhe tentamos tirar!!!

Em suma os 15 meses são uma delicia e um desafio total, deixamos que ela ganhe algumas batalhas porque a vitória sabe bem a todos, mas de quando em vez temos de ser nós!
E custa medir forças porque eles são uns estrategas brilhantes, deliciosos e irresistíveis!

Trepa tudo, gosta de fazer razias às paredes, praticamente não anda, prefere correr a toda a hora!
Gosta de gatinhar por baixo de cadeiras, mesas, descobrir onde pode caber, ou enfiar-se!
Desliga-nos a T.V. quando nos vê muito compenetrados a ver alguma coisa, ama os gatos e quer agarra-los e subjuga-los à sua vontade (eles são sensatos e fogem quando a vêem demasiado eufórica).

Adora dar beijinhos e abraços a quem conhece (não gosta que pessoas desconhecidas a tentem agarrar, mas distribuí sorrisos sedutores pelo mundo fora).

Continua a ter uma tara pelo meu umbigo, adora esburaca-lo e dar beijinhos na minha barriga, ou fazer-me cocegas!

Não gosta quando eu e o pai vamos trabalhar, quer estar sempre com os dois e as separações diárias doem-lhe sempre (e a nós também, muito)...

Tem um fascínio por sapatos e pulseiras (gaja!!!) e nas lojas agarra estes tesouros sempre que consegue!

No parque o baloiço é o preferido, por ela morava ali!! Adora estar com os outros meninos, dar-lhes a mão, ou beijinhos e roubar-lhes a bola...



Gosta de bebés e quer fazer festinhas, dar-lhes biberão, ou meter-lhes a chucha. Faz o mesmo aos bonecos, que andam sempre molhados de agua ou de leite (coitados passam a vida na maquina de lavar).

Gosta de encaixar peças e de tudo o que tenha botões.
Das formas prefere sempre os circulos, dêem-lhe uma bola e ela fica feliz!

Está no auge da descoberta e da conquista, cada dia há uma palavra nova, ou um novo feito e nós de olhos esbugalhados a tentarmos não perder pitada e acompanharmos o ritmo alucinante com que vive e descobre o mundo...
E há desafio mais maravilhoso e recompensador do que este?
:)))



Sem comentários:

Enviar um comentário