Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Amamentação: Um dever? Um direito? Ou um estigma???

A Inês tem 16 meses ainda mama, mama porque quer, porque gosta, porque é um direito dela!

Quando digo que a Minha bebé ainda mama, 95% das pessoas surpreendem-se e se desses 95, 50% acham piada,os outros 50% acham horrível,(claro que nem todos assumem a viva-voz mas acham, os rostos e as caretas inconscientes denunciam logo o desagrado) acham estranho, ridículo, que é quase indecente ela mamar até esta idade, que é quase contra-natura (e eu que sempre achei natural amamentar...)
 e ainda me dizem estas pérolas, envoltas na sua supra-suma clareza de espírito, como se amamentar fosse um claro sinal de falta de emancipação feminina:

-O Joãozinho só mamou 15 dias porque eu não tinha paciência.

-A Ritinha é saudável e eu nunca lhe dei mama, os suplementos têm tudo o que eles precisam e a mulher não precisa sentir-se uma vaca…

-Eu sou uma mulher do sec. XXI não tenho tempo para isso!

Depois há a típica frase envolta em muita pena e alguma culpa (sem culpa alguma) das mães que deram pouco tempo:

-Dei pouco tempo porque o meu leite enfraqueceu...

Não, queridas mamãs, o leite não enfraquece, a menos que haja, algum problema de saúde,mas todas as mãe vivem este receio, (eu também vivi este medo na pele) mas se procurarem informação e apoio na amamentação saberão que o leite da mãe não enfraquece, adapta-se sim às necessidades do bebé e deixamos de produzir em excesso).

A grande maioria das mães só dão mama nos primeiros meses, não condeno, nem julgo, a amamentação deve ser desejada pelo bebé, mas também pela mamã e deve ser mantida durante o tempo em que for desejável e confortável para ambos!
Mas também, muitas vezes, este abandono acontece por falta de apoio, empatia dos outros e desânimo e fragilidade da mamã.

Se por um lado é um acto de amor e um vínculo entre a mãe e o seu bebé, também é certo que muitas vezes causa desgaste porque a nível físico é exigente e nisto o papá, por muito boa vontade que tenha, não nos pode render…

Agora, eu compreendo as opções de cada um, respeito dentro dos limites do sensato, mas fico em ebulição quando me chateiam porque a Inês já está grande para mamar…

Não, não está grande para mamar!

Vai continuar a mamar por opção nossa, porque eu gosto desses momentos só meus e dela, não me chateia, tenho paciência e não me sinto uma vaca!
Sou um mamífero e perdoem-me os estúpidos humanos com tetas mas sem vontade de as usar para dar mama, mas eu tenho muito gosto na minha condição de Ser que mamou e que dá de mamar à sua cria e se sou mais vaca, macaca, cadela, gata, cabra, égua por isso, ainda bem, porque nisto os animais são muito mais descontraídos e sábios!



Se tudo correr bem quero manter a maminha até aos 2 anos e não, não lhe vou tirar a mama como presente de aniversário, lamento, ela prefere um triciclo, se calhar!

Por isso quando desmamar a Inês, não existirão radicalismos, pimenta na maminha, choros desenfreados, angústias partilhadas (minhas e dela), será um processo tranquilo, com avanços e retrocessos, respeitando o lado emocional e afectivo que envolve a amamentação.

E se ficasse grávida também não deixaria de amamentar, como muitos médicos defendem.
Sim, pode-se estar grávida e amamentar à mesma!
Até se pode amamentar duas crianças de idades diferentes ao mesmo tempo, chama-se amamentação em tandem e o nosso corpo é inteligente e funcional para o fazer com sucesso.

Uma vez mais tudo seria avaliado e decidido com serenidade, sem traumas para a Inês, porque sim, pode ser um trauma, além de alterar completamente o seu sistema nervoso.

Se um fumador ,que sabe que se está a prejudicar, tenta deixar o tabaco e sofre com a abstinência do cigarro toda a gente compreende, certo?

Mas um bebé tem de ser forte como um touro e deixar a mama, a chucha, a fralda, de um momento para o outro, porque a uniformização desta sociedade diz que está na altura, rapidamente, sem dramas e sem os pais terem dó, nem piedade???

Senão a criança tem uns pais da treta e vai ser uma falhada na vida a mamar até aos 30 anos, de chucha na boca e de cuecas borradas???

Xiça, que ser criança é tramado...

4 comentários:

  1. Onde é que posso assinar por baixo? =)
    Força Inês! Força maminhas para a Inês!!! =P

    ResponderEliminar
  2. Beijinhos querida e obrigada pelo apoio!! :))

    ResponderEliminar
  3. O bem estar do nosso bebé é fundamental e como pai compreendo e apoio a maminha! :)

    ResponderEliminar